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Você deve alongar antes de fazer exercícios: mito ou realidade?


A cada ano, mais de 10 milhões de lesões relacionadas a esportes acontecem no mundo todo e, para evitar que seus atletas façam parte desta estatística, a maioria dos treinadores adota técnicas de aquecimento e alongamento antes das atividades esportivas. Mas o que a ciência tem a nos dizer sobre o aquecimento e o alongamento?

O alongamento pode prejudicar ou ajudar, dependendo da atividade desportiva. Esportes como patinação no gelo e snowboard, que usam movimentos amplos para impressionar os juízes, estão entre os esportes em que o alongamento traz benefícios para o atleta.

Não faça alongamento antes de malhar

Praticantes de esportes que requerem o uso de força física, ou explosão muscular, por outro lado, sofrem um decréscimo temporário na força muscular, principalmente se alongarem demais — o músculo perde os reflexos e a força por um período de 30 minutos.

Além disso, há pouca evidência que o alongamento antes ou depois de uma competição possa diminuir as dores musculares e, pior, uma flexibilidade extrema pode aumentar a amplitude do alongamento que o atleta é capaz de fazer sem sentir dor. Sem saber quando parar, o resultado são ferimentos.

Sobre o aquecimento, estudos mostram que um bem planejado apresenta grandes benefícios, aumentando a temperatura do corpo antes da competição. O aumento da temperatura muscular permite que o músculo contraia com mais força, resultando em um ganho de força e energia do atleta.

Além disso, quando o atleta começa a se exercitar lentamente, as veias e artérias vão se abrindo, permitindo um fluxo maior de sangue, diminuindo o esforço que o coração precisa fazer.

Mais ainda, o aumento da temperatura do sangue faz com que o oxigênio não fique tão preso nas células sanguíneas, e fique livre para ser usado pelos músculos, aumentando a oxigenação.

Em resumo, é importante não alongar demais quando se trata de ter flexibilidade, mas o aquecimento antes da prática esportiva pode melhorar a performance do atleta. 

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