Os países com mais mortes no trânsito


Sabe aquela história de que o perigo está bem debaixo do nosso nariz, mas nem sempre a gente consegue ver? Bom, essa seria mais ou menos a moral da história desse artigo. Só que, nesse caso, o perigo costuma ficar guardado na garagem.

Sim, estamos falando do seu carro.

A taxa de vítimas causadas por acidentes de trânsito varia muito de um país para o outro. Mas, de acordo com um relatório divulgado pelo Transportation Research Institute, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a média mundial é de 18 mortes por acidente de carro a cada 100 mil pessoas por ano.

Confira a lista com os países com mais mortes causadas por acidentes de carro:
Namíbia (45);
Tailândia (44);
Irã (38);
Sudão (36);
Suazilândia (36);
Venezuela (35);
Congo (34);
Malawi (32);
República Dominicana (32);
Iraque (32);
República Centro-Africana (32);
Mongólia (31);
Belize (31);
Djibouti (30);
Lesoto (30);
Moçambique (30);
Malásia (30);
El Salvador (29);
Iêmen (28);
Etiópia (28);
Guiné Equatorial (28);
Zâmbia (28);
Guiana (27);
Jordânia (27);
Angola (27).

No fim da lista, entre os países com menos acidentes, aparecem Suécia (5), Guatemala (5), Suíça (5), Holanda (4), Antígua e Barbuda (4), Tonga (4), Israel (4), Ilhas Marshall (4), Fiji (4), Malta (3), Tadjiquistão (3) e Maldivas (2).

O Brasil aparece na 42ª posição, com 22 mortes a cada 100 mil habitantes por ano – o que é acima da média mundial.


Como ninguém está a prestes a desistir de carros e outros veículos para se transportar de um lugar ao outro, os cientistas estão apostando em tecnologias que possam tornar nossas estradas mais seguras. Já foram testados ou estudados um carro à prova de acidentes, um carro inteligente que pode salvar a sua vida e até um carro sem motorista, do Google, que aparentemente dirige melhor que você e causa muito menos acidentes.

Comentários

  1. Boa noite Marco.
    Uma noticia deveras preocupante saber a quanta anda o Brasil neste ranking.
    É muito triste ver que mesmo se tome certas atitudes conciliadoras para ter uma vida mais longa no trânsito, ainda existam pessoas quais são irresponsáveis quando se trata do próximo. Grata por ter partilhado esta matéria sobre "Os países com mais mortes no trânsito".
    Um abraço.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir

Postar um comentário