Google+ Nunca subestime uma cabra: elas são mais inteligentes do que você imagina | Curiosidades, Dicas e Humor

Nunca subestime uma cabra: elas são mais inteligentes do que você imagina


As cabras fazem parte de um grupo de mamíferos chamados “ungulados”. Entre eles estão animais conhecidos por serem “fofinhos”, mas não exatamente espertos, como as vacas, ovelhas e burros. Outras espécies extremamente inteligentes, como golfinhos, baleias e elefantes, são mais famosos por suas memórias afiadíssimas e organização social sofisticada.

Em qual desses “sub-grupos” as cabras se encaixam melhor?

Apesar de todos os memes e das expressões hilárias que uma cabra pode fazer, um estudo recente desenvolvido por pesquisadores da Queen Mary University of London e do Institute of Agricultural Science in Switzerland publicado na Frontiers in Zoology, mostra que elas têm um QI maior do que poderíamos imaginar. Provas disso são:
  • Cabras vivem em grupos sociais complexos;
  • Elas são especialistas em conseguir alimentos que aparentemente estão fora de alcance. Cabras que vivem no Marrocos, por exemplo, são conhecidas por subir em árvores em busca de ramos;
  • Cabras vivem por muito tempo e são capazes de construir um grande repertório de memórias e habilidades – coisa que animais de vida curta não fazem;
  • Cabras são altamente seletivas com relação à comida. Apesar de muitas pessoas acharem, equivocadamente, que cabras comem lixo, a verdade é exatamente o contrário disso. Na hora de escolher o que vão comer, elas são extremamente exigentes e, como falamos no item 2, não medem esforços para ir atrás das folhas e ramos que consideram mais saborosos.

Para descobrir o quão inteligente cabras realmente são, os pesquisadores apresentaram aos animais o “desafio de fruta artificial”, um jogo cognitivo originalmente desenvolvido por cientistas estudiosos de primatas. Funciona assim: os pesquisadores colocam frutas dentro de uma caixa, que só poderia ser alcançada através da resolução de um quebra-cabeça. Neste caso, as cabras tinham de usar os dentes para puxar uma corda e ativar uma alavanca para, em seguida, levantá-la com o seu próprio focinho. Se realizassem a tarefa corretamente, elas receberiam como recompensa as frutas que haviam sido colocadas dentro da caixa.



Resultados

Primeiro, os pesquisadores tentaram ensinar 12 cabras como completar a tarefa. Dessas 12, nove foram capazes de entender e executar os passos do quebra-cabeça depois de, em média, quatro tentativas. Das três que falharam, duas tentaram tomar um atalho e usar seus chifres para arrombar a caixa – sendo, então, desclassificadas. E a outra “não mostrou sinais de melhoria” depois de 22 tentativas – fazendo com que os pesquisadores a classificassem como “um caso perdido”.

Depois de identificar os nove vencedores, os pesquisadores então esperaram 10 meses e refizeram o teste para testar quanto tempo levariam para cumprir o desafio. E, pasme: todas as cabras lembraram da solução e levaram menos de um minuto para conquistarem suas frutas. “A velocidade com que as cabras completaram a tarefa depois de 10 meses em comparação com o tempo que elas levaram para aprender indica uma excelente memória de longo prazo”, disse Elodie Briefer, autor principal da pesquisa.

Ou seja…

As cabras são mais que um animal engraçadinho. Claro que existem exceções, mas, de uma maneira geral, como pudemos ver nesse estudo, elas são animais com grande capacidade de aprender e memorizar e, portanto, merecem todo o nosso respeito.

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.