Narcolepsia: A doença que faz você cair no sono repentinamente

Após uma noite precária de sono, todos nós sentimos vontade de tirar um cochilo. Os que sofrem com narcolepsia, no entanto, tem esse problema todos os dias, o dia todo.


De acordo com a National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, a narcolepsia surge quando o cérebro não pode regular o ciclo normal de sono-vigília. Quando isso acontece, o paciente dorme várias vezes por dia, às por alguns segundos, e por vezes até mesmo por vários minutos. A condição pode atacar em qualquer momento, o que faz com que ela seja perigosa. Imagine cair no sono de repente enquanto está dirigindo, ou passeando pela rua sozinho.

Quando um ataque de narcolepsia acontece, ocorre um relaxamento muscular súbito chamado de cataplexia, geralmente causado pela falta de hipocretina – um neurotransmissor responsável pela regulação do sono.

Uma vez que a condição é crônica, os médicos se concentram na administração de medicamentos para o tratamento da narcolepsia. Um tratamento típico para a condição inclui cochilos regulares junto de medicamentos estimulantes.

O apresentador estadunidense Jimmy Kimmel é uma das pessoas mais famosas com narcolepsia. Em 2002, ele disse ao New York Times que às vezes precisa tomar alguma medicação durante uma conversa em seus ‘talk-shows’, mas garante que a condição nunca afetou de fato sua carreira.

Comentários