Por que os humanos possuem linhas na palma da mão?

Algumas pessoas pensam que as linhas na palma da mão dos seres humanos podem prever o futuro através da quiromancia. Entretanto, cientificamente falando, as linhas facilitam a ação de dobrar e desdobrar a palma da mão, além de identificar certas condições médicas.


As mãos humanas desenvolvem as linhas ainda no útero, por volta da 12ª semana de gestação, e já estão presentes na mão de um bebê quando ele nasce. Quando você aperta a sua mão, as linhas da palma facilitam o movimento, evitando maiores atritos. Por este mesmo motivo, muitos outros vincos são encontrados pelo corpo.

A maioria das pessoas possui três vincos proeminentes em toda a superfícia de suas palmas, mas às vezes algumas pessoas desenvolvem apenas uma. Tal condição é conhecida por ‘prega simiesca’, e pode indicar um desenvolvimento anormal. Por vezes, é apresentada em bebês com doenças como a síndrome de Down, ou síndrome alcoólica fetal. O médico, no entanto, tem vários outros fatores para levar em consideração antes de fazer um diagnóstico.

A espessura e o número de vincos na palma de suas mãos também dependem de fatores genéticos.

Comentários