O que eu posso fazer quando não consigo pegar no sono?


Dormir é tão necessário quanto comer e respirar para sobreviver. E o que depois do almoço parece a tarefa mais fácil do mundo, de noite pode encontrar alguns obstáculos. Para você que tem esse problema e não consegue pegar no sono logo que encosta a cabeça no travesseiro, aqui vão algumas dicas preciosas que são tiro e queda!

1. Faça exercícios mentais

Um dos sintomas mais comuns de quem não consegue dormir é ficar rolando na cama de uma lado para o outro e pensando porque raios são 3 da manhã e eu continuo aqui acordado. Mas, ao invés de deixar seu cérebro ir para todos os tipos estranhos de lugares, você pode se concentrar e fazer alguns exercícios mentais.

Algo como matemática mental – você pode contar a sequência de Fibonacci, contar de 100 a zero ou, uma técnica mais arcaica, contar carneirinhos. O sono não só bate, como leva você em um instante.

2. Tente técnicas de relaxamento

Algumas vezes, quando a gente fica com uma inquietação muito grande, aquela ansiedade chata, é possível que a atividade de fazer contas de cabeça não ajude muito. Então é hora de tentar algumas técnicas de relaxamento. A Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tem algumas sugestões para compartilhar:

1. Deite de costas;
2. Relaxe o seu corpo lentamente;
3. Inspire ar pelo nariz enchendo lentamente;
4. Então segure o ar por 1 ou 2 segundos;
5. E depois solte o ar lentamente;
6. Espere alguns segundos e repita o ciclo;
7. Se você perceber que está com um pouco de tontura, diminua o ritmo;
8. Você também pode se imaginar em uma situação calma e tranquila, como uma praia paradisíaca e tranquila;
9. Você pode continuar a respirar nesse ritmo pelo tempo que quiser até pegar no sono.
Se não funcionar, você pode tentar uma outra técnica: comprimir os dedos do pé. Apenas enrole os dedos do pé, segure-os por alguns segundos e então solte.

3. Esquente os pés

Se você já tentou tudo isso e nada funcionou, o melhor talvez seja levantar da cama e colocar algumas meias. Parece loucura, mas tem uma explicação bastante convincente.

Quando você está prestes a dormir, seu corpo redireciona o fluxo sanguíneo para suas mãos e pés. E quando essas extremidades estão quentes, o fluxo sanguíneo aumenta e fica mais fácil adormecer. Então, qualquer coisa que você faça para aquecer suas mãos e pés podem ajudar a pegar no sono um pouco mais fácil.

4. Leia alguma coisa chata

Pode ser um livro que você não goste, mas o melhor nessa situação é apelar para bula de remédio, manual de geladeira, instruções de uso de algum equipamento e por aí vai. Pense em todas as coisas que você nunca teve vontade de ler. Elas serão muito úteis agora. Digo “apelar” porque se você não escolher a leitura com cuidado, pode acabar se interessando e aí é que não vai pegar no sono mesmo.

5. Não desista!

A menos que você consiga dormir de pé, ficar andando pela casa só vai servir para deixar você acordado por mais tempo. Então, faça o que fizer, não saia da cama. Afinal de contas, se você entendeu 100% deste texto até agora é porque você é brasileiro, e não desiste nunca. 

Comentários