As mulheres preferem homens altos?


Segundo uma nova pesquisa da Universidade Rice e da Universidade do Norte do Texas (ambas nos EUA), a altura de um parceiro em potencial é mais importante para as mulheres do que para os homens, principalmente por conta de feminilidade e proteção (é, caros, é difícil ser mulher, com até a ciência perpetuando nossa fragilidade).

O estudo foi realizado em duas partes. A primeira utilizou dados de anúncios do Yahoo! de 455 homens (altura média de 1,73 m e idade média de 36 anos) e 470 mulheres (altura média de 1,62 m e idade média de 35 anos) procurando um parceiro nos EUA.

Os pesquisadores constataram que 13,5% dos homens queriam namorar apenas mulheres mais baixas, enquanto 48,9% das mulheres queriam apenas homens mais altos do que elas.

“A teoria da psicologia evolucionista argumenta que semelhança é a principal regra no acasalamento humano”, disse Michael Emerson, coautor do estudo. “No entanto, nossa pesquisa sugere que, para características físicas como a altura, a semelhança não é a regra dominante, especialmente para as mulheres”.

A segunda parte do estudo incluiu 54 homens (altura média de 1,75 m) e 131 mulheres (altura média de 1,62 m) recrutadas em uma universidade dos EUA. Os participantes responderam a perguntas de duração indeterminada em uma pesquisa online.

Os resultados foram semelhantes à primeira parte do estudo: 37% dos entrevistados do sexo masculino queriam namorar somente mulheres mais baixas, enquanto 55% das mulheres queriam apenas homens mais altos.

As principais razões citadas pelas mulheres por essa preferência foram questões de proteção e feminilidade.

“Como menina, eu gosto de me sentir delicada e segura ao mesmo tempo”, disse uma das participantes do estudo. “É estranho pensar em olhar para baixo nos olhos do meu namorado. Também tem a ver com a possibilidade de usar salto alto e ainda ser mais baixa. Eu também quero poder abraçá-lo com os braços chegando ao redor de seu pescoço”.

Os homens eram muito menos propensos a dizer que a altura importava. Os que preferiam mulheres mais baixas também não queriam que elas fossem tão baixas a ponto disso causar problemas com intimidade física.

“Eu gosto quando o corpo de uma parceira se encaixa no seu”, disse outro participante do estudo. “Isso também faz com que seja mais fácil para beijar, dar as mãos e fazer outras atividades”.

De acordo com George Yancey, professor de sociologia da Universidade do Norte do Texas e principal autor do estudo, as preferências de altura em homens e mulheres podem ser explicadas por expectativas sociais tradicionais e estereótipos de gênero.

Ele observou que é uma percepção generalizada de que altura é uma “vantagem” para os homens e um “problema” para as mulheres. O fato da altura do parceiro ser mais importante para elas suporta o sistema social do patriarcado, em que os homens são as figuras de autoridade primárias.

“A capacidade masculina de oferecer proteção física está claramente ligada ao estereótipo de gênero dos homens como protetores. E em uma sociedade que incentiva os homens a ser dominantes e as mulheres a serem submissas, a imagem de homens altos pairando sobre mulheres baixas reforça esse valor”, conclui. 

Comentários