10 fatos surpreendentes sobre o esqueleto humano

O sistema esquelético de um adulto é composto por 206 ossos, 32 dentes e uma rede de outras estruturas que conectam os ossos. Este sistema realiza uma série de funções vitais, tais como dar ao corpo a sua forma, ajudar com movimentos corporais e produzir novas células sanguíneas.


Aqui estão 10 fatos surpreendentes sobre o sistema esquelético.

01. As pessoas não controlam diretamente  seus ossos

Uma das fantasias mais tradicionais de festas de Halloween ou personagens de filmes de terror é o esqueleto ambulante. Claro que tal criatura é pura ficção, pois não tem cérebro ou sistema nervoso para controlar seus movimentos. Mas mesmo se tivesse, o monstro morto-vivo ainda seria incapaz de andar por aí.

Quando as pessoas movem seus braços, pernas ou qualquer outra parte do seu corpo, elas não movem diretamente os ossos, e sim os músculos, que estão ligados aos ossos. 

02. Ossos não são as substâncias mais duras do corpo

Os ossos são fortes e rígidos, e construídos para suportar uma grande quantidade de força – eles são até mais fortes do que o aço. Mas, surpreendentemente, eles não são a substância mais dura do corpo.

Esse título vai para uma outra parte do sistema esquelético: o esmalte dos dentes. Esta substância protege a coroa de dentes e deve a sua resistência à sua elevada concentração de sais minerais (cálcio, em particular), de acordo com o National Institutes of Health.

03. Tubarões perdem milhares de dentes em suas vidas

Os dentes não são contados como ossos, mas eles são considerados parte do sistema esquelético. A maioria das pessoas têm 52 dentes na vida – 20 dentes “bebês” que caem durante a infância e 32 dentes permanentes que crescem em seguida.

Tubarões, por outro lado, têm dentes serrilhados na frente e várias fileiras de dentes substitutos, que constantemente se deslocam para a frente conforme os dentes da frente caem. Os dentes são substituídos em média 1 vez a cada 8 ou 10 dias, de acordo com a Sociedade de Educação Marinha da Australia, uma organização que busca melhorar a compreensão dos ambientes marinhos. Esta alta taxa de substituição significa que alguns tubarões têm cerca de 30.000 dentes em toda a vida.

04. Animais com esqueletos ósseos internos são minoria

O sistema esquelético ósseo em humanos está escondido sob camadas de pele e músculos. O mesmo é verdadeiro para outros vertebrados, incluindo anfíbios, aves, répteis e peixes. Mas vertebrados representam apenas 2% das espécies animais do planeta – os outros 98% são invertebrados, incluindo insetos, aracnídeos e moluscos.

05. A espécie humana têm lidado com tumores ósseos por 120 mil anos

Os ossos são feitos de células vivas e ativas. E como as outras células do seu corpo, as células de seus ossos são suscetíveis a tumores benignos e até mesmo câncer. Mas isso não é novidade: os seres humanos modernos e seus parentes têm lidado com tumores por milhares de anos.

Em 2013, os cientistas descobriram um tumor em um osso de costela Neanderthal que remonta a 120.000 anos. É o mais antigo tumor humano já descoberto.

06. Os antigos egípcios desenvolveram a primeira prótese óssea funcional

Próteses são dispositivos artificiais que tomam o lugar de partes do corpo faltantes ou feridas.
Cerca de 3.000 anos atrás, os antigos egípcios desenvolveram a primeira prótese funcional: um dedão artificial. Em 2011, os pesquisadores mostraram que os egípcios com os dedos falsos nos pés podiam caminhar mais facilmente com sandálias do que os que estavam sem dedões, mas não tinham próteses.

07. Cada osso está ligado a outro osso – com uma exceção

O hióide é um osso em forma de ferradura na garganta, situado entre o queixo e a cartilagem tireóide. É também o único osso do corpo humano que não está ligado a outro osso.

08. Algumas pessoas têm uma costela extra que pode causar problemas de saúde

A maioria dos adultos tem 24 costelas (12 pares), mas cerca de 1 em cada 500 pessoas tem uma costela extra, chamada de costela cervical. Esta costela, que cresce a partir da base do pescoço, logo acima da clavícula, nem sempre é completamente formada – é às vezes apenas uma mecha fina de fibras de tecido.

Independentemente da sua forma, a costela extra pode causar problemas de saúde ao comprimir os vasos sanguíneos próximos ou nervos. Isso resulta em uma condição conhecida como síndrome do desfiladeiro torácico, que é marcado por dor no ombro ou no pescoço, perda de sensibilidade nos membros, coágulos sanguíneos e outros problemas.

09. Mãos e pés contém mais da metade dos ossos do corpo

Ossos existem em diversas formas e tamanhos, e não estão uniformemente distribuídos por todo o corpo – algumas áreas têm muito mais ossos do que os outras, como as mãos e os pés.

Cada mão tem 27 ossos, e cada pé tem 26, o que significa que duas mãos e dois pés juntos têm 106 ossos.

10. Os bebês têm mais ossos do que os adultos

Os adultos têm 206 ossos em seus corpos, mas o mesmo não é verdade para crianças.

O esqueleto de um bebê recém-nascido tem cerca de 300 componentes diferentes, que são uma mistura de ossos e cartilagens. A cartilagem eventualmente se solidifica em osso em um processo chamado ossificação – por exemplo, os joelhos de recém-nascidos começam como cartilagem e se tornam ossos em poucos anos.

Ao longo do tempo, os ossos “extras” se fundem para formar ossos maiores, reduzindo o número total de ossos para 206.

Comentários