Um lugar chamado Bonito


UM LUGAR CHAMADO BONITO

Sem dúvida o lugar que mais honra seu nome é o município de Bonito no Mato Grosso do Sul situado cerca de 300 km de Campo Grande.

Polo de um ecoturismo internacional é marcado pelas paisagens naturais paradisíacas, onde rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas se harmonizam com uma fauna e flora exuberante em um clima agradabilíssimo, tipicamente tropical.

É um dos municípios que, juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena integra o complexo turístico do Parque Nacional do Planalto (ou Serra) da Bodoquena, componente importante do célebre Complexo do Pantanal, bioma que se estende do norte do Paraguai, leste da Bolívia contemplando o noroeste do Mato Grosso do Sul e vai até o sul do Mato Grosso.

As águas transparentes de Bonito são típicas em virtude de sua composição característica, rica em carbonatos que ao se precipitarem na forma de depósitos insolúveis, principalmente carbonato de cálcio e magnésio, carreiam por floculação os heterogêneos dispersos, responsáveis pela turbidez da água, tais como argilas e outros silicatos.
Águas com essas características formam aquários naturais; um convite irrecusável para a prática do mergulho com snorkel (snorkeling) ou autônomo  (scuba diving).








Destaca-se a prática da flutuação, o uso apenas do snorkel e coletes de flutuação, sem nadadeiras para não perturbar o leito do rio,  na qual o turista efetua a observação do ambiente aquático buscando minimizar a agressão ao ambiente natural.



Além dos rios de águas cristalinas a paisagem é marcada por cachoeiras e também cavernas e  grutas, tais como a gruta da Lagoa Azul e o célebre Abismo de Anhumas (uma unanimidade para a prática do rappel e do mergulho autônomo).







Como parte indissociável do ecoturismo os passeios a pé pela mata ou de barco pelo pantanal possibilitam a observação de espécimes típicas da fauna e da flora local.














Um passeio incrível que além de entreter possibilita um valioso aprendizado in loco sobre a importância da preservação do ambiente natural.

Imperdível.

Comentários

  1. Amigão, eis ai um lugar que gostaria de conhece, mas como você mesmo disse, o nome faz jus ao lugar, discordo, deveria ser Lindo ao invés de Bonito. Os caprichos da Natureza construidos durante milhares de anos devem ser preservados e as gerações futuras poderem se extasiar também com tamanha beleza.
    Abraço meu amigo xará!

    ResponderExcluir
  2. Amigão, eis ai um lugar que gostaria de conhece, mas como você mesmo disse, o nome faz jus ao lugar, discordo, deveria ser Lindo ao invés de Bonito. Os caprichos da Natureza construidos durante milhares de anos devem ser preservados e as gerações futuras poderem se extasiar também com tamanha beleza.
    Abraço meu amigo xará!

    ResponderExcluir
  3. Amigão, eis ai um lugar que gostaria de conhece, mas como você mesmo disse, o nome faz jus ao lugar, discordo, deveria ser Lindo ao invés de Bonito. Os caprichos da Natureza construidos durante milhares de anos devem ser preservados e as gerações futuras poderem se extasiar também com tamanha beleza.
    Abraço meu amigo xará!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marco!!!
    Um local muito bonito como diz o nome da cidade!
    Suas águas transparentes são muitas lindas.
    Cada foto linda da natureza deste local.
    As paisagens dessas águas transparentes são fantásticas.
    Fique com Deus e té mais!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marco!!!
    Um local muito bonito como diz o nome da cidade!
    Suas águas transparentes são muitas lindas.
    Cada foto linda da natureza deste local.
    As paisagens dessas águas transparentes são fantásticas.
    Fique com Deus e té mais!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário