Google+ Os pratos autolimpantes que não precisam ser lavados | Curiosidades, Dicas e Humor

Os pratos autolimpantes que não precisam ser lavados


Uma nova pesquisa das suecas Hanna Billqvist e Anna Glansén está estudando uma maneira de tornar a convivência de casais mais pacífica: elas querem criar um prato “autolimpante”, imbuído com um suposto revestimento especial que o torna impermeável à sujeira e líquidos.

As designers deste conceito intrigante desenvolveram protótipos através de uma colaboração com a empresa de pesquisa de materiais naturais Innventia, e do Instituto Real de Tecnologia da Suécia.

A Federação Sueca de Indústria Florestal encomendou o projeto como um meio de explorar novas maneiras de usar extrato de celulose, colhido das paredes celulares de plantas fibrosas. A louça autolimpante é composta por uma variação especial da substância, conhecida como nanocelulose, que não é apenas leve e maleável, mas também durável o suficiente para resistir a quedas acidentais. Na verdade, a força do material está a par do Kevlar, uma fibra sintética usada na fabricação de coletes à prova de balas.

As propriedades de autolimpeza são adicionadas aos produtos por meio da aplicação de um revestimento super-hidrofóbico que Glansén descreve como totalmente natural e construído para imitar a capacidade da folha de lótus.

Um material é considerado super-hidrofóbico quando repele líquidos em um ângulo de contato muito alto (175 graus), ou seja, o ângulo em que uma gota de água entra em contato com a superfície.

Embora as pesquisadoras não tenham dado detalhes sobre como funciona o revestimento resistente à sujeira, elas afirmaram usar um processo chamado de expansão rápida de soluções supercríticas para criá-lo. O material é dissolvido em dióxido de carbono a alta pressão e temperatura, e, em seguida, pulverizado sobre a superfície do produto.


No entanto, o uso de tecnologia hidrófoba em mercadorias comestíveis tem causado desconforto por conta de alguns problemas de segurança pública levantados. Por exemplo, o ácido perfluoroctanóico, agente químico fundamental no processamento do material teflon, um revestimento antiaderente aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos americana para uso em equipamentos de cozinha, foi ligado a um aumento do risco de câncer e defeitos de nascimento em estudos com animais.

O site do produto afirma que o revestimento é estável e não tóxico no cozimento a temperaturas de até 260°C. E uma revisão de segurança do medicamento feita em 2006 pelo painel consultivo científico da Agência de Proteção Ambiental dos EUA concluiu que, enquanto o ácido é provavelmente carcinógeno, o risco é limitado apenas ao liberado para o meio ambiente como subproduto de fabricação de teflon. “A ligação entre panelas de teflon e câncer é um assunto completamente diferente”, disse o professor de química Robert Wolke, da Universidade de Pittsburgh. “Não há nenhum ácido no produto final, por isso não há risco de que a panela cause câncer”.

Há indícios encorajadores de que recipientes alimentares hidrofóbicos e seguros sejam introduzidos ao mercado ainda esse ano.

Em 2012, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) inventaram LiquiGlide, um revestimento não tóxico hidrofóbico em spray que permite que garrafas de molho se esvaziem completamente. A superfície permanentemente escorregadia torna mais fácil para qualquer resíduo de ketchup deslizar para fora sem deixar vestígios. Os desenvolvedores desta tecnologia estão executando testes para garantir que atenda às normas de segurança e de saneamento para uso em alimentos.

Glansén diz que seu novo produto não é apenas seguro, mas funciona exatamente como anunciado, repelindo qualquer sujeira. Para limpá-lo, basta virá-lo ou colocá-lo de cabeça para baixo sobre uma pia. Embora ainda seja um conceito, ela diz que a tecnologia deve ser uma solução de longo prazo.

Por enquanto, a cliente dos designers, Innventia, detém os direitos sobre o projeto e está explorando a sua viabilidade no mercado. 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.