Google+ Lanterna de plasma pode acabar com bactérias da pele | Curiosidades, Dicas e Humor

Lanterna de plasma pode acabar com bactérias da pele


Um grupo de cientistas chineses e australianos desenvolveu uma lanterna de plasma portátil que consegue acabar com as bactérias.

A ideia é aplicar o dispositivo em ambulâncias, locais de desastres naturais, operações militares e outras situações onde algum tipo de tratamento é necessário, mas o padrão de atendimento não está disponível.

A lanterna não usa mais do que uma bateria de 12 volts. No experimento, o plasma destruiu uma das bactérias mais resistentes ao calor, a Enterococcus faecali, responsável por infecções dentárias.
Usando biofilmes com 17 camadas diferentes de bactérias, o plasma conseguiu desativar os organismo e penetrar em todas as camadas. “As bactérias formam biofilmes muito grossos, o que as torna resistentes. Altas temperaturas são comumente usadas, mas obviamente iriam queimar a pele”, comenta o coautor do estudo, Kostya Ostrikov.

“Nesse estudo, escolhemos um exemplo extremo para demonstrar que a lanterna de plasma pode ser efetiva mesmo à temperatura ambiente. Para bactérias individuais, o tempo de destruição seria de décimos de segundo”.

O plasma, o quarto estado da matéria, já havia se mostrado efetivo em tratamentos médicos. Apesar do mecanismo de destruição das bactérias ser um mistério, pensa-se que as reações entre o plasma e o ar ambiente criam uma série de espécies reativas similares às encontradas em nossos sistema imunológico.

“A lanterna pode ser facilmente fabricada e custa menos de 100 dólares (183 reais) para ser produzida. Claro, certo design ainda precisa ser aplicado para torna-lá mais comercial”, finaliza Ostrikov. 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.