Curiosidades do Natal


Natal significa Nascimento, e isso quer dizer aniversário, a data do nosso aniversário é o nosso Natal.
O dia 25 de dezembro foi a data escolhida para comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo, porém não é sabido com exatidão a data Natal de Jesus.
Neste dia, todos se confraternizam e são oferecidos presentes entre familiares e amigos, além de serem preparadas ceias com variados e apetitosos quitutes.
Atualmente, tradições natalinas antigas como a árvore de Natal, o Papai Noel, a ceia de natal, o presépio e as músicas natalinas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo.

Significados dos símbolos do Natal:

Árvore de Natal
Simbolizando a vida, é a tradição mais antiga da época e começou com os egípcios, que traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas no dia mais curto do ano em dezembro.

O costume de ornamentar a árvore surgiu do hábito dos druidas, de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste dia.

A primeira referência a uma “Árvore de Natal” é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

Pinheiro
É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro, quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes.

Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim.

Origina-se daí, igualmente, o costume de depositar os presentes em baixo da árvore.
Árvore verde também traz a esperança, a alegria e a vida nova. O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.

Papai Noel

Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.

Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que andava num trenó puxado por renas ganhou força. A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

Guirlanda

Originalmente feita com galhos de pinheiro, avisa que as festas estão chegando e serve para dar boas-vindas aos visitantes. Tem o mesmo significado de prosperidade, fertilidade e abundância que o pinheiro.
A guirlanda retrata o brilho, a alegria e materializa o espírito de cada anjo que nela habita.

Presentes

Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga lembra os três reis magos que presentearam Jesus.

O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

A origem dos presentes por ocasião do final do ano tem origem pagã, que a tradição cristã foi aos poucos sendo assimilada.
Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus

Sinos

Simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra.Remete ao ambiente rural, o tempo da igreja matriz e seus sinos e toques de aviso e de convocação para a vida e para a morte.

Existem várias lendas, que se referem ao som dos sinos, que atraem ou repelem espíritos, que dizem aos anjos Amém, e outras.Mas uma certeza é que seu som é um mantra, pois você escolhe um significado no momento tocado de acordo com a situação.

Vela

As velas de Natal simbolizam a luz das estrelas que os três Reis Magos seguiram para encontrar o menino Jesus. Para cristãos, o significado da Fé e acender velas lembra-nos que Jesus é a luz do mundo, a luz que devemos seguir. A Luz do caminho do amor universal.

Estrela

A estrela guiou os três reis magos Baltazar, Gaspar, Melchior, desde o oriente até o local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.É lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida.

Comidas
O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne, uma forma de reverenciar a Deus e a Jesus.

Geralmente era servido porco, ganso, mais tarde substituído por peru e peixe.
Uma série de bolos e massas é preparada somente para o Natal e são conhecidos por todo o mundo.Bolas coloridas que enfeitam as árvores.Simbolizam os frutos da “árvore da vida”, ou seja, Jesus Cristo.

O Presépio
Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.

O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade.

São Francisco, então, celebrou uma missa em frente a este presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.

O Cartão de Natal

A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Em 1849, os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly. Independentemente da sofisticação, beleza e simplicidade, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicação, é relacionamento. A dimensão dialogal, de comunhão, de empatia vem expressa pela palavra escrita.

Canções de Natal
A Igreja católica sempre deu muito valor à música. As primeiras canções natalinas datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.

A Estrela
A estrela na sociedade humana esteve sempre representada como “bússolas naturais” das pessoas. Hoje, os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objetos de estudo. Contudo, durante milhares de anos eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos e que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro.

Os Magos

“Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém, perguntando: ‘onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer?… viemos adorá-lo, ‘… Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino… e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra” (Mt 2,1-12).
Não eram reis e sim sábios, estudiosos, mas o que isto importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas:
– Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, ele é o polo para o qual convergem todas as raças.
– A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).

Comentários