Comportamento de bonobos prova que homossexualidade é normal entre animais


As selvas da República Democrática do Congo, no centro da África, formam o único lar no planeta Terra para o bonobo (Pan paniscus), uma espécie de primata famosa pelo comportamento pacífico e uma convivência quase “hippie” dentro das pequenas tribos em que se organizam.

Bonobos são naturalmente bissexuais. Relacionamento carnal entre indivíduos do mesmo gênero ocorre o tempo todo, segundo uma série de estudos que observaram as tendências dos animais. O sexo é usado não apenas como instrumento de diversão, mas também como forma de premiar um parceiro, ou consolá-lo, e é inclusive utilizado para resolver conflitos.

Durante a vida, um bonobo registra um incontável número de parceiras e parceiros – geralmente, várias e vários em um único dia. De toda a atividade sexual registrada pela espécie, 75% não têm fins reprodutivos, um índice muito acima dos demais primatas.

As tribos de chimpanzés, por exemplo, são marcadas por disputas nas quais os machos mais fortes dominam os mais fracos para poder acasalar. Entre bonobos, essa realidade é inexistente: o grupo vive em um estado de atos sexuais sem culpa e sem agressividade.

Por falar em comparações de ordem animal, aliás, os bonobos são os nossos parentes mais próximos, ao lado dos chimpanzés. A sociedade, segundo alguns estudos, é classificada como matriarcal, já que as fêmeas em geral escolhem os melhores companheiros (ou companheiras) devido às fortes relações que estabelecem entre si. 

Comentários