Bater do coração revela sua personalidade


Segundo um novo estudo alemão, aspectos da sua personalidade podem literalmente ser revelados por uma batida de seu coração.

O estudo envolveu 425 estudantes universitários com idades entre 18 a 33 anos. Os alunos fizeram testes de personalidade, e os cientistas mediram a sua atividade elétrica do coração utilizando eletrocardiografia.

Traços de personalidade podem influenciar o coração em uma série de maneiras – através de conexões nervosas diretas entre o cérebro e o coração, ou por meio de padrões de respiração ou liberação de hormônios específicos.

A pesquisa identificou “assinaturas” de batidas do coração – padrões de ondas na atividade elétrica do coração – que estavam ligados a certos traços de personalidade.

Por exemplo, pessoas com certas assinaturas de batimentos cardíacos pontuaram mais em testes de neuroticismo – o que significa que esses indivíduos tendem a experimentar mais emoções negativas, como ansiedade e depressão. Eles também tendem a sentir menos emoções positivas, incluindo felicidade e alegria.

As medidas da atividade elétrica do coração também podem ser usadas para prever a afabilidade das pessoas, um traço de personalidade que descreve a compaixão ou empatia de um indivíduo.

Essas assinaturas de batimentos cardíacos podem medir a personalidade das pessoas mais objetivamente que os métodos atuais.

Por exemplo, a personalidade é comumente avaliada através de questionários, mas isso é muito subjetivo. As pessoas podem escolher as respostas que acham mais aceitáveis para seu gênero, ou podem perceber erroneamente suas próprias características.

Os pesquisadores podem também ser capazes de identificar assinaturas características a certos distúrbios emocionais, como depressão ou doenças cardiovasculares. Estas assinaturas podem um dia ajudar a diagnosticar esses transtornos, ou identificar pessoas em risco.

Anteriormente, pesquisadores descobriram uma ligação entre determinados padrões de atividade elétrica do coração e pessoas com personalidades frias, que tendem a não mostrar emoção. No novo estudo, padrões similares foram observados entre aqueles com altas pontuações em neuroticismo e baixas pontuações em emoção positiva .

Embora os cientistas suspeitem que este tipo de padrão elétrico não seja particularmente saudável, pesquisas futuras são necessárias para confirmar isso. Outros estudos ligaram os estados emocionais, como depressão e ansiedade, a doenças cardíacas e pressão arterial elevada.

No futuro, os pesquisadores querem descobrir se certas intervenções, tais como ouvir música ou assistir filmes, alteram os estados emocionais e a atividade elétrica do coração.

Comentários