Suco de frutas pode prevenir pedras no rim?


Pedras no rim afetam milhões de pessoas no mundo todo. A dor é quase insuportável. Mas será que a solução para não sofrer com o problema é tão simples? Será que tomar suco de frutas pode mesmo acabar com as pedras no rim?

Junto com a medicação para evitar os cálculos renais, os médicos sempre aconselham mudanças nas dietas das pessoas que têm esse problema. Entre essas mudanças está a sugestão de beber mais suco de frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi). Uma substância nessas frutas chamada de citrato previne a calcificação de pedras nos rins.
Mas nem todos os sucos têm o mesmo efeito. Sabe-se que três copos de suco de laranja por dia, apesar de não ser bom para os dentes, fazem mais efeito do que a mesma quantidade de limonada. Suco de maçã é relativo: pode ser bom para evitar um tipo de pedras mais raro e tem potencial para ajudar a criar outro tipo de pedras, as mais comuns.

Suco de toranja aumenta consideravelmente as chances do desenvolvimento de qualquer tipo de pedra nos rins. Um copo por dia aumenta a probabilidade de que você tenha uma pedra nos rins (se você já tem propensão a isso) em até 44%.

Comentários