Google+ Quando as pessoas mentem mais? | Curiosidades, Dicas e Humor

Quando as pessoas mentem mais?


Está dependendo da honestidade de alguém? O melhor horário para procurar esta pessoa é pela manhã, segundo os resultados de uma pesquisa publicada no periódico Psychological Science, da Association for Psychological Science.

A pesquisa surgiu de uma constatação no mínimo interessante. Ao comparar diversos estudos que testam o comportamento não ético, como mentir, roubar e trapacear, os pesquisadores notaram que havia um viés – os experimentos feitos pela manhã apresentavam sistematicamente menos comportamentos não éticos.

Com estes resultados, eles se perguntaram: será que é mais fácil resistir ao comportamento não ético, como mentir, trapacear e roubar, durante a manhã do que durante a tarde?

Para responder a esta pergunta, montaram um teste em que as pessoas tinham que contar quantos pontos havia do lado direito e esquerdo da tela. Elas eram pagas 10 vezes mais quando o número de pontos da direita era maior, ou seja, tinham um incentivo financeiro para mentir.

Os resultados mostraram que os participantes eram mais propensos a informar a verdade (mesmo que para prejuízo próprio) nos testes realizados entre as 08:00 e 12:00 do que quando os testes eram realizados entre as 12:00 e as 18:00, efeito que recebeu dos pesquisadores o nome de “efeito da moralidade matutina”.

Outra coisa que eles descobriram foi que as pessoas têm diferentes sentimentos de culpa ou desconforto ao adotar um comportamento anti-ético, e as que eram mais incapazes de sentimentos de culpa também eram mais capazes de ter comportamento anti-ético tanto de manhã quanto à tarde.

A conclusão é que mesmo boas pessoas têm dificuldade em agir de forma moralmente correta no fim do dia. Já se sabia que o autocontrole pode ser exaurido pela falta de descanso e pela tomada repetida de decisões, e aparentemente as atividades normais do dia também tem o mesmo efeito, e aumentam o comportamento desonesto. 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.