Google+ Por que este crânio recém-descoberto tem um formato tão estranho? | Curiosidades, Dicas e Humor

Por que este crânio recém-descoberto tem um formato tão estranho?


Normalmente, crânios alongados ou achatados intencionalmente estão associados a culturas mesoamericanas antigas. Recentemente, um desses crânios ovais foi encontrado em um continente fora da América, numa escavação na Alsácia, França.

Arqueólogos franceses realizaram uma grande pesquisa ao longo de 7,5 hectares em um parque industrial, onde encontraram um enorme número de artefatos, restos humanos e de animais do período Neolítico, e objetos provenientes de sociedades de origens gaulês, galo-romano e merovíndias.


Os achados merovíngios – dinastia franca saliana que governou os francos numa região correspondente à antiga Gália da metade do século V à metade do século VIII – estão entre os mais fascinantes, como o crânio estranho arredondado da imagem acima.

Em uma espécie de cemitério pertencente a essa antiga dinastia, pesquisadores encontraram os restos mortais de uma mulher, enterrada ao lado de bens valiosos, como alfinetes de ouro, um espelho de prata e um pente feito de chifre de veado.

Mas a principal característica que identificou a mulher como nobre e bem-nascida em sua época foi o crânio, alongado de maneira intencional. A prática de alongar a cabeça de crianças foi realizada extensivamente na Europa, África, Ásia e América do Sul.

Confira abaixo como seria uma pessoa com o crânio assim. Assustador!


Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.