A estranha mosca que “desenhou” aranhas nas próprias asas


Esse é um caso interessante de mimetismo: uma mosca da família dos tefritídeos (a “verdadeira” mosca-da-fruta) é capaz de afastar predadores ao projetar asas que parecem conter formigas ou aranhas.

A Goniurellia tridens é um inseto “3 em um”. A foto acima foi tirada por Peter Roosenschoon em Dubai. Embora pareça estranha, a imagem da asa é absolutamente perfeita, explica a Dra. Brigitte Howarth, especialista mosca na Universidade de Zayed (Emirados Árabes Unidos).
A espécie é conhecida desde 1910 e encontra-se no Oriente Médio e na Ásia. A Dra. Howarth viu a G. tridens pela primeira vez em um arbusto no norte de Omã. “Eu estava olhando para o caule de folhas e notei que havia alguns insetos rastejando ao redor”. No início, ela suspeitava de uma infestação nas asas da mosca. “Mas era tão simétrico que eu pensei ‘isso não é possível’. Quando a olhei sob o microscópio, percebi que eram insetos pintados sobre as asas”, conta.

Em contraste com suas asas e olhos verdes brilhantes, o corpo da mosca é de um cinza esverdeado opaco, que combina com as folhas onde se encontra. E porque ela “precisa” ter aranhas pintadas nas asas?

“Quando ameaçada, a mosca pisca suas asas para dar a aparência de aranhas andando para trás e para frente. O predador fica confuso e foge”, argumenta Howarth.


Alguns tefritídeos também têm marcas de aranha sobre eles. Aparentemente, é para escapar de uma aranha predadora que, quando vê as marcas e pensa estar em frente a uma colega, se mostra. Essa exposição sinaliza a presença da aranha, permitindo que a mosca fuja.

Howarth também sugere uma função sexual. “Esse mecanismo de defesa também pode tornar a mosca atraente para potenciais parceiros – algo que é menos preocupante para a mosca média. Geralmente, o macho não é exigente, e monta qualquer fêmea. Mas a G. tridens tem um namoro bem mais amoroso, mostrando suas asas em uma dança colorida”, diz.
Também existe a possibilidade de que a semelhança com as aranhas facilite a sobrevivência ou a reprodução da mosca. “Este comportamento pode ser elaborado como uma resposta ao ambiente restritivo da mosca. Algo que pode sobreviver em qualquer lugar não precisa ter tantos fatores de proteção”, conclui Howarth.


A verdade é que nós não sabemos exatamente por que essa mosca tem tais marcações, mas com tempo e estudo, podemos sugerir algumas hipóteses testáveis. 

Comentários