A Planície de Jarras é um dos mais antigos mistérios arqueológicos do Sudeste Asiático. Localizada no planalto de Xieng Khouang, nas montanhas da Indochina, existem lá cerca de 90 locais com diferentes jarros.
Cada local contém de 1 a 400 jarras. Estima-se que elas foram criadas 3.000 anos atrás, feitas de arenito, calcário, granito, com a maioria sendo de arenito. A mais alta tem cerca de 3 metros. Todas são feitas a partir de uma pedra individual.
À primeira vista, os jarros parecem ser colocados ao acaso, com alguns de pé e outros de lado, apontando em direções diferentes. Porém, estudos têm revelado que os frascos são colocados em posições que formam os padrões de constelações de estrelas. Tem havido muita especulação sobre o propósito dos jarros – copos para uma raça de gigantes, frascos para coletar água da chuva, ou urnas funerárias. A maioria dos jarros está vazia, mas alguns foram encontrados com órgãos ou ferramentas dentro, ou até preenchidos com estátuas de miniaturas de Buda. A exploração do local é difícil porque a área está repleta de bombas que não explodiram desde a Guerra Secreta.
Comentários
Postar um comentário