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Dormir pouco pode favorecer o sonambulismo


Você é sonâmbulo e está cansado de passar por situações constrangedoras? Guarde esta dica simples: durma sempre o necessário, em horários regulares. Dormir mal e pouco pode favorecer o aparecimento do sonambulismo em indivíduos com predisposição, de acordo com pesquisadores canadenses.

Na edição de fevereiro de 2008 da revista Annals of Neurology, publicação oficial da Associação Norte-Americana de Neurologia, Antonio Zadra, Mathieu Pilon e Jacques Montplaisir explicam como chegaram a esta conclusão.

Entre 2003 e 2007, eles avaliaram o sono de 40 pessoas com suspeita de sonambulismo. Todos os pacientes foram examinados e tiveram o sono de uma noite regular monitorado.

A partir da manhã seguinte, os participantes passaram 25 horas seguidas acordados, e voltaram ao laboratório à noite, para serem supervisionados. Depois do longo período sem dormir, eles iniciaram o sono de recuperação, que foi registrado por câmeras de vídeo.

Os resultados mostraram que a incidência de sonambulismo foi muito maior quando as pessoas dormiram pouco. Durante o sono normal, foram registrados 32 episódios comportamentais entre 20 sonâmbulos (50%), e 92 episódios entre 36 pacientes com o distúrbio do sono (90%) durante o sono de recuperação.

Acredita-se que mais de 4% dos adultos façam esses passeios indesejados a noite, como zumbis. O problema, ainda misterioso para os cientistas, pode causar confusão mental, crises de amnésia, ausência de resposta ao ambiente e até mesmo lesões físicas para o sonâmbulo.

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