Google+ Finalmente uma foto panorâmica da lua como não vemos desde 1972 | Curiosidades, Dicas e Humor

Finalmente uma foto panorâmica da lua como não vemos desde 1972

O veículo robótico chinês Yutu (em português, “Coelho de Jade”) chegou à lua em dezembro de 2013, e passou um mês e meio explorando o Mare Imbrium, um mare lunar (planícies basálticas, vastas e escuras na superfície da lua) criado quando uma grande quantidade de lava encheu a gigantesca cratera onde se encontra.

Como o Yutu usa energia solar para se locomover, o veículo entra em modo de suspensão para suportar as duas semanas de noites longas na lua.


A foto acima é um panorama composto de um time-lapse de três etapas que mostra a região em torno da sonda chinesa Chang’e 3, a “nave mãe” que liberou o coelho robótico em direção ao sul, “provavelmente para nunca mais voltar”.

Antes desta bela imagem, um dos mais recentes panoramas de alta qualidade da lua foi uma visão de 360 graus feita a partir da Apollo Lunar Experiments Package, parte da missão Apollo 17, lançada pela NASA em 1972.

Fonte: hypescience.com
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.