Como jogar RPG pode te ajudar na sua vida profissional e pessoal


Role-playing games (RPG ou “jogo de interpretação de papeis”) é um tipo de jogo em que os jogadores representam personagens e criam narrativas de forma improvisada, dentro de um universo e sistema de regras predeterminado.

Há muito tempo associado com “nerds” e tímidos, a maioria das pessoas não quer nem tentar conhecer esse tipo de entretenimento, por preconceito. Mas são elas que perdem por isso.

Não apenas os jogos de RPG podem ser incrivelmente divertidos, como também podem te ensinar habilidades que você precisa usar no mundo real, como pensar criticamente, aprender a resolver problemas, ser criativo e saber trabalhar em equipe.

Confira alguns dos benefícios de jogar RPG:

Criatividade

RPGs têm uma certa qualidade que lhes permitem transcender interações de um jogo típico. Os participantes têm mais liberdade e capacidade de mover a história para a frente. Precisam criar personalidades para seus personagens, e reagir no contexto que lhes é dado.

A habilidade de contar histórias é uma das formas mais poderosas de ativar nossos cérebros. Quando contamos histórias, ou as ouvimos, nosso cérebro tem de processar a linguagem, a causa e o efeito de eventos, e também relacioná-los com nossas próprias experiências pré-existentes.

Contar histórias é quase tão bom para você quanto ler histórias ou outras formas de socialização. Aliás, você também vai precisar ler bastante para jogar RPG, o que por sua vez vai te ajudar a ser um bom contador de histórias.

Uma vez que você realmente ficar bom nisso, também melhorará em outras habilidades relacionadas, como falar em público, fazer uma boa argumentação e ter ideias inovadoras. Saber contar histórias pode até mesmo te transformar em uma pessoa mais carismática.

Um monte de criadores e escritores famosos foram jogadores de RPG, como o comediante Stephen Colbert, o escritor George R R Martin, o comediante Robin Williams, o criador do Simpsons Matt Groening e o criador de Conmunity Dan Harmon.

Habilidades sociais

Jogos de RPG te obrigam a interagir ao vivo com outros participantes, sem telas ou outras barreiras entre vocês. Assim, você faz amizades ou passa a ver mais os seus amigos.

Esta rede social pode ser particularmente útil para crianças ou pessoas tímidas que querem melhorar suas habilidades sociais. Fazer novos amigos pode ser mais difícil para alguns, e a interação social forçada desses jogos pode ajudá-los a encontrar pessoas que compartilham seus interesses.

Além disso, os jogadores recebem uma máscara na forma de seu personagem, o que pode fazer com que se sintam menos vulneráveis e mais à vontade para falar com os outros. Ao longo do tempo, as pessoas não ficam mais desesperadas em sair de sua zona de conforto, e se tornam melhores em se relacionar com os outros.

Trabalho em equipe e cooperação

RPGs são projetados para serem jogos cooperativos, onde não há vencedores e perdedores. Já existem muitos jogos competitivos lá fora, e role-playing games podem proporcionar uma boa mudança de ritmo.

Aprender a ser um jogador de equipe é muito importante no mundo profissional. No jogo, você assume uma função e faz as coisas que treinou para fazer, da mesma forma como funciona no seu emprego, só que com mais diversão envolvida. Seu personagem tem normalmente uma qualidade particular e desempenha um papel em uma equipe diversificada. Assim como na vida real, se você não faz o seu trabalho, toda a equipe pode sofrer por isso.

Resolução de problemas

Camadas sobre camadas de problemas fazem parte dos RPGs. É preciso resolver enigmas enquanto navega por um labirinto, decidir a melhor maneira de evitar um ataque enquanto tenta desvendar um mistério de assassinato, ao mesmo tempo lutando para não deixar um senhor das trevas assumir o reino.

Aprender a resolver problemas desenvolve o seu pensamento crítico e pode ajudá-lo a abordar problemas no futuro com a mentalidade certa. Em jogos de interpretação de papéis, você é, simultaneamente, o jogador de xadrez e a peça de xadrez. Você aprende a ver os problemas a partir de várias perspectivas e percebe que há sempre uma luz no fim do túnel escuro que leva a uma caverna cheia de goblins.

Diversão

Talvez por preconceito ou desconhecimento, você acha que não vai curtir esse tipo de jogo, mas é preciso tentar antes de afirmar isso.

Como algo que no começo você achava que ia te envergonhar, mas depois lhe rendeu muitas memórias boas e alegres – por exemplo, quando você se jogou na pista de dança em um casamento mesmo sendo a pessoa mais descoordenada do mundo -, o RPG pode se mostrar uma escolha certa que vai encher sua semana de diversão e te deixar mais relaxado e menos estressado para enfrentar seus compromissos.

Fonte: hypescience

Comentários