Google+ Metal maleável: cientistas acabaram de criar um metal que muda de forma | Curiosidades, Dicas e Humor

Metal maleável: cientistas acabaram de criar um metal que muda de forma


A primeira coisa que eu penso ao ouvir “metal maleável” é no filme Exterminador do Futuro 2. Como não lembrar daquele exterminador que parece imbatível, com “corpo” de um metal futurístico que assume todas as formas que a gente conhece? Pois é. Sensacional.


Mas se esse tal metal maleável era obra da imaginação de alguém muito criativo, agora ele já é o que podemos chamar de realidade.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, decidiu que o mundo seria um lugar melhor com terríveis T-1000s que mudam de forma, e por isso desenvolveu uma maneira de controlar e manipular metais líquidos. (Talvez eles não tenham assistido ao filme inteiro.)

O novo metal maleável

Trabalhando com uma liga de metal líquido de gálio (Ga) e índio (In), os pesquisadores descobriram que, com a aplicação de uma voltagem muito baixa, eles poderiam controlar e manipular a tensão superficial do material. Normalmente, os metais líquidos tendem a se transformar em esferas, como resultado da sua forte tensão superficial. Mas a voltagem aplicada reduz essa tensão, fazendo o material sucumbir à gravidade e achatar como uma panqueca.

O efeito também é reversível. Se a carga aplicada é invertida de negativa para positiva, o metal volta a assumir formas esféricas. Então, por enquanto, os pesquisadores não vão criar um metal que muda de forma sozinho, nem assassinos que viajam no tempo com essa tecnologia (UFA!).

Mas eles com certeza dão uma nova perspectiva a esse campo de pesquisa, dando o pontapé inicial do que possivelmente pode revolucionar a forma como materiais eletrônicos e circuitos são produzidos. Se esse metal maleável for possível sem um controle externo, ele poderia se adaptar automaticamente à medida do necessário, como, por exemplo, mudando a forma da antena do seu smartphone para melhor sintonizar um sinal mais fraco.

Fonte: hypescience
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.