Veja o encontro de um tornado e um arco-íris registrado por um caçador de tempestade


Tornados no estado norte-americano do Kansas são famosos no mundo todo depois de um deles ter levado a menina Dorothy e seu cãozinho Totó para a fantástica terra de Oz. Os arco-íris, por sua vez, carregam a lenda de que esconderiam um pote de ouro. O que acontece, então, quando este dois fenômenos se cruzam? Uma fotografia incrível, é claro.


A imagem acima registra este evento único, registrado pelas lentes do caçador de tempestades Eric Nguyen. Datada de 2004, o fotógrafo clicou a formação de um tornado de nuvem branca que desce de uma nuvem negra de temporal. Espiando por um pedacinho de céu azul à esquerda, o sol ilumina algumas construções no solo.

À medida que a luz do sol reflete as gotas de chuva, forma-se o arco-íris – que parece terminar exatamente onde o tornado começa. Estes riscos que parecem ser apenas fruto de uma foto mal tirada são, na verdade, pedaços de granizo sendo levados pelos ventos circundantes.

Mais de mil tornados, o mais violento tipo de tempestade conhecido, acontecem na Terra todos os anos, muitos deles na Tornado Alley (região central dos Estados Unidos famosa por estas ocorrências).

Mesmo não sendo tão comuns por aqui, não custa avisar: se você vir um tornado enquanto está dirigindo não tente ultrapassá-lo; estacione em segurança e procure abrigo, de preferência em algum porão, e se esconda debaixo da escada.

A imagem foi divulgada pela NASA em seu portal Astronomy Picture of the Day.

Fonte: hypescience

Comentários