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5 minutos diários de corrida podem salvar a sua vida


Pessoas que correm, mesmo em velocidades baixas, por pelo menos cinco minutos por dia reduzem seu risco de morte prematura em quase um terço e estendem as suas vidas por cerca de três anos.
É o que diz um novo estudo promovido em Dallas, nos EUA. Os pesquisadores examinaram os hábitos de exercício de mais de 55.000 adultos, por um período que variou entre seis e 22 anos. Cerca de 24% dos adultos se descreveram como corredores. Em comparação com aqueles que não correm, aqueles que o fizeram tiveram 30% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante o curso do estudo.

Eles também tiveram 45% menos probabilidade de morrer em decorrência de doenças cardiovasculares. Estes números foram ajustados para levar em conta os hábitos tabagistas e etilistas das pessoas, quantos anos elas tinham quando foram incluídas no estudo, histórico de saúde de suas famílias e seus outros hábitos de exercício. Em outras palavras, não corredores eram 24% mais propensos do que os corredores a morrer durante o período do estudo.

Mas a melhor notícia para os preguiçosos é que a velocidade da corrida ou o tempo do exercício não precisam ser muito altos. Os pesquisadores dividiram os cerca de 13.000 corredores em cinco grupos com base em quantos minutos eles haviam corrido por semana. 
Aqueles no grupo mais devagar correram até 50 minutos ao longo de um período de sete dias, e os do grupo mais atlético correram por mais de 175 minutos ao longo de uma semana.

O estudo descobriu que os benefícios da corrida foram praticamente os mesmos para todos os corredores. “Correr mesmo em doses mais baixas ou em velocidades mais lentas também leva a benefícios significativos”, dizem os pesquisadores. Eles também mediram a corrida de outras maneiras – por distância total semanal, frequência, velocidade e “o montante total de exercício” (que foi calculado multiplicando a duração e a velocidade). Em todas as categorias, até mesmo os corredores em grupos mais contidos foram menos propensos a morrer durante o estudo do que os não corredores.

Os pesquisadores calculam que, para reduzir o risco de morte prematura, bastam de 30 a 59 minutos de corrida por semana. “Esta descoberta tem uma importância clínica e de saúde pública”, afirma a equipe conjunta da Universidade do Estado de Iowa, da Universidade da Carolina do Sul, da Universidade do Estado da Louisiana e da Escola de Medicina da Universidade de Queensland. “O tempo geralmente é uma das barreiras mais fortes para alguém participar de uma atividade física. Este estudo pode motivar mais pessoas a começar a correr e continuar a fazer isso com uma meta de saúde atingível”.

As pessoas que não podem dedicar 15 ou 20 minutos de atividade física moderada por dia podem aproveitar a eficiência de um prazo de cinco minutos, acrescentam os cientistas.

Se todos os não corredores do estudo tivessem tomado uma atitude nesse sentido, 16% das 3.413 mortes que ocorreram durante a pesquisa poderiam ter sido evitadas. Isso teria salvo 546 vidas.

Não é claro se os resultados deste estudo se aplicam a todos. A maioria dos adultos que foram acompanhados tinham educação em nível superior, eram de classe média ou classe média alta e brancos. No entanto, os pesquisadores notaram que as “características fisiológicas” dos participantes do estudo eram “semelhantes” às de amostras mais diversificadas.

“É preciso avisar os pacientes que a inatividade pode levar a um aumento de 25% de doenças cardíacas e um aumento de 45% na mortalidade por doenças cardiovasculares, para não mencionar um aumento de 10% na incidência de câncer, diabetes e depressão”, dizem os pesquisadores.


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