Globo desiste da Fórmula 1 a partir de 2015


Decisão encerra 44 anos de transmissões pela TV aberta da modalidade; corridas serão transmitidas apenas pelo SporTV

A Globo não vai mais transmitir ao vivo, a partir do ano que vem, as provas do circuito mundial de Fórmula 1. A medida já está acertada com a FOM (Formula One Management), entidade que gerencia as atividades comerciais da modalidade no mundo.

Será a primeira vez desde 1980 que a emissora carioca deixará de transmitir o Campeonato Mundial de Pilotos. Como naquela época, não há pilotos brasileiros competitivos, e a Fórmula 1 perde em audiência para programas como o desenho do Pica-Pau, na Record. Em 1980, a Globo entregou as corridas para a Bandeirantes, mas precisou voltar atrás na decisão, quando a então revelação Nelson Piquet venceu três provas e terminou como vice-campeão mundial. 

O acordo não significa que as corridas irão migrar para alguma concorrente. A Fox começou a negociar a compra dos direitos de transmissão no ano passado, mas não avançou. Segundo o advogado da FOM (e atual presidente do São Paulo Futebol Clube), Carlos Miguel Aidar, o acerto é para que as provas sejam exibidas apenas no SporTV, canal por assinatura das Organizações Globo.

Na prática, a redução das transmissões já começou. A Globo começou a encurtar as transmissões dos treinos livres de Fórmula 1. Desde 19 de julho, no Grande Prêmio da Alemanha, os testes preparatórios deixaram de ser exibidos na íntegra.

A Globo transmite provas de Fórmula 1 desde 14 de maio de 1972, quando exibiu o Grande Prêmio de Mônaco, vencido pelo francês Jean Pierre Beltoise, da BRM, com Jacky Ickx e Emerson Fittipaldi, que seria campeão naquele ano, completando o pódio. 

No Brasil, a modalidade é exibida em TV aberta desde 1970, quando a Record transmitiu a estreia de Emerson na Fórmula 1, no circuito de Brands Hatch, na Inglaterra. A migração das provas para a TV paga encerra um ciclo de 44 anos de transmissões.

Comentários