Comer comidas boas melhoram o humor: Verdade ou mito?

A ideia de que comer certos alimentos pode nos fazer sentir melhor quando estamos para baixo pode ser um mito, dizem os psicólogos. Na verdade, podemos simplesmente nos sentir melhor depois de algum tempo passado, independente do que ingerimos, diz um novo estudo.


Neste estudo, os participantes foram convidados a escolher os alimentos que eles achavam que iriam fazê-los se sentir melhor quando estavam de mau humor, como chocolates, biscoitos ou sorvete. Eles também foram convidados a escolher outros alimentos que gostavam, mas que não achavam que poderia alterar o seu humor.

Os participantes, em seguida, assistiram a um vídeo de 20 minutos na intenção de provocar sentimento de tristeza, raiva e medo. Eles classificaram o seu humor imediatamente após o vídeo de três minutos. Nesses três minutos, eles foram de servidos de alimentos de 'conforto', a comida que gostavam, uma barra de granola, ou nenhuma comida (todos os participantes receberam a sua comida de conforto durante a primeira visita, mas receberam diferentes alimentos quando o experimento foi repetido).

Como esperado, os participantes estavam de mau humor imediatamente depois de assistir o vídeo. Três minutos depois, seu humor melhorou, independentemente de ter ingerido sua comida de conforto, outro alimento, ou nenhuma comida.

"Ficamos surpresos com esses resultados", disse o pesquisador Heather Scherschel Wagner, doutorando na Universidade de Minnesota. Antes do estudo, os pesquisadores acreditavam que a ingestão de alimentos agradáveis ao paladar teria algum efeito maior sobre o humor das pessoas.

Mas as novas descobertas sugerem que as pessoas não recebem efeito positivo nenhum sobre seu humor quando ingerem alimentos não saudáveis, ricos em caloria e gordura.

Comentários