O vinho chinês feito de ossos de tigres

Apesar de uma proibição total do comércio de qualquer coisa feita a partir de grandes felinos, a China tem um comércio vibrante de vinho e outras bebidas alcoólicas feitas com ossos de tigre. 


As partes do animal são embebidas no líquido por um período de tempo, e o líquido resultante é vendido por centenas de dólares por garrafa. Em alguns leilões secretos, as caixas mais caras podem ser vendidas por mais dezenas de milhares de dólares. O comércio é fornecido por fazendas de tigres, e existem atualmente cerca de 5.000 tigres sendo mantidos em cativeiro por este motivo. As fazendas são oficialmente atrações turísticas, mas os grandes felinos acabam sendo abatidos, com a sua carne vendida como alimento e seus ossos indo para o comércio de bebidas.

Os tigres estão ameaçados de extinção. As estimativas para o número na natureza varia entre 3.500 e 4.700. O número desses felinos em cativeiro na China é de cerca de 5.000. Isso seria ótimo se eles estivessem lá por um bom motivo. Infelizmente, muitos são simplesmente criados para alimentar a demanda lucrativa do vinho de ossos de tigre.

A medicina tradicional chinesa recomenda a bebida para uma série de doenças, como artrite, problemas ósseos, calafrios e fadiga.

O vinho pode ser vendido por mais de US$ 800 por garrafa. Para efeito de comparação, o rendimento médio de uma família na China era de US$ 2.100 em 2012. Ricos consumidores da classe média do país são o público-alvo: eles participam de leilões onde caixas da bebida são vendidas por mais de US $ 30.000.

Tudo isso é extremamente ilegal. Todas as vendas de produtos do tigre foram proibidas na China em 1993. A Environmental Investigation Agency, com sede em Londres, na Inglaterra, está entre os grupos que colocam pressão sobre as autoridades chinesas para impedir os leilões.

Comentários