Café faz mal para crianças?

O café tem uma má reputação quando se trata de danos em crianças e mulheres grávidas, em grande parte por causa do teor de cafeína. Mas, na verdade, estas crenças são em grande parte sem fundamento, contando que o consumo seja moderado.


Uma das alegações feitas é que as crianças que bebem café terão seu crescimento atrofiado. Estudos em crianças e adolescentes que bebiam café ao longo de um período de seis anos mostrou que os participantes não apresentaram nenhuma perda de densidade óssea ou alteração no crescimento. A cafeína pode prejudicar a capacidade do corpo de absorver cálcio, mas em uma quantidade quase insignificante. Uma dieta bem equilibrada e saudável pode neutralizar os efeitos nocivos da cafeína. Coma bem, e uma xícara de café não irá lhe fazer mal.

Então de onde vem esta má fama?

Bem, de uma campanha publicitária de um produto que tentou substituir o café como a bebida preferida da manhã.

Em 1800, a empresa Post inventou uma bebida sem cafeína que foi comercializada para substituir o café na mesa da primeira refeição do dia. A bebida foi chamada de Postum, e, obviamente, o fabricante fez de tudo para que o produto tivesse sucesso. Para tanto, suas campanhas publicitárias alegavam que o café era perigoso para as crianças, como por exemplo, o risco de problemas cardíacos, doenças de pele, e, como antes citado, defeitos no crescimento.

A campanha continuou até o início de 1900. Em 1933 ainda condenavam o café e falavam de seus perigos para as crianças. Entretanto, nenhuma evidência real apoiava as reivindicações do Post, e a campanha acabou terminando. Mesmo que o Postum ainda seja fabricado.

Claro, ainda existe a questão do potencial viciante da cafeína e os problemas que a mesma pode acarretar no sono de uma criança. Mas não há nada científico que comprove algum tipo de dano duradouro da cafeína em crianças, ou em gestantes. 

Comentários