Google+ Café faz mal para crianças? | Curiosidades, Dicas e Humor

Café faz mal para crianças?

O café tem uma má reputação quando se trata de danos em crianças e mulheres grávidas, em grande parte por causa do teor de cafeína. Mas, na verdade, estas crenças são em grande parte sem fundamento, contando que o consumo seja moderado.


Uma das alegações feitas é que as crianças que bebem café terão seu crescimento atrofiado. Estudos em crianças e adolescentes que bebiam café ao longo de um período de seis anos mostrou que os participantes não apresentaram nenhuma perda de densidade óssea ou alteração no crescimento. A cafeína pode prejudicar a capacidade do corpo de absorver cálcio, mas em uma quantidade quase insignificante. Uma dieta bem equilibrada e saudável pode neutralizar os efeitos nocivos da cafeína. Coma bem, e uma xícara de café não irá lhe fazer mal.

Então de onde vem esta má fama?

Bem, de uma campanha publicitária de um produto que tentou substituir o café como a bebida preferida da manhã.

Em 1800, a empresa Post inventou uma bebida sem cafeína que foi comercializada para substituir o café na mesa da primeira refeição do dia. A bebida foi chamada de Postum, e, obviamente, o fabricante fez de tudo para que o produto tivesse sucesso. Para tanto, suas campanhas publicitárias alegavam que o café era perigoso para as crianças, como por exemplo, o risco de problemas cardíacos, doenças de pele, e, como antes citado, defeitos no crescimento.

A campanha continuou até o início de 1900. Em 1933 ainda condenavam o café e falavam de seus perigos para as crianças. Entretanto, nenhuma evidência real apoiava as reivindicações do Post, e a campanha acabou terminando. Mesmo que o Postum ainda seja fabricado.

Claro, ainda existe a questão do potencial viciante da cafeína e os problemas que a mesma pode acarretar no sono de uma criança. Mas não há nada científico que comprove algum tipo de dano duradouro da cafeína em crianças, ou em gestantes. 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.