Google+ É possível emagrecer se cuidando apenas nos fins de semana? | Curiosidades, Dicas e Humor

É possível emagrecer se cuidando apenas nos fins de semana?


Finais de semana são ideais para almoços em família, churrasco, assistir filmes acompanhados de pipoca, sair para comer uma pizza com os amigos e, consequentemente, engordar um pouquinho. Mas não é necessário ficar paranóico com isso: esse é um ciclo completamente normal. Afinal, quem é que não exagera um pouquinho no domingo?


Para manter o peso, o ideal é conseguir controlar melhor a alimentação no restante da semana, pois a tendência natural a partir daí é emagrecer – até o próximo fim de semana, pelo menos.



Em um novo estudo da Universidade Cornell (EUA), foi comprovado que a maioria das pessoas ganha peso nos finais de semana, e perde durante os outros dias. O que separa as pessoas nesse aspecto é o nível em que elas ganham e perdem massa corpórea nesses períodos da semana.

Barriguinha de domingo


A equipe de pesquisa reuniu 80 voluntários que tiveram suas variações de peso controladas desde algumas semanas até durante um ano. O resultado revelou um padrão claro na variação de peso semanal, com maior peso após finais de semana (domingo e segunda-feira) e diminuição do peso durante a semana – atingindo o ponto mais baixo na sexta-feira.

Inesperadamente, os pesquisadores encontraram uma diferença entre dois grupos, divididos entre perdedores e ganhadores de peso. Os perdedores de peso mostraram um forte padrão de compensação: depois do final de semana, a diminuição de peso continuou até a sexta-feira.

 Já os ganhadores de peso tiveram maiores variações de peso durante a semana, sem diminuições de peso significativas em um dia específico.


Em 59% dos casos, pessoas classificadas como perdedoras de peso alcançaram o peso máximo no sábado e 60% dessas pessoas alcançaram o peso mínimo na sexta-feira ou sábado. Já entre os ganhadores de peso, não houve um padrão tão significante. Pesos mínimos e máximos variaram independentemente do dia da semana.

Controle nas medidas

Com base nos resultados, pesquisadores concluíram que as variações de peso observadas entre os dias de semana e os finais de semana devem ser consideradas normais, ou invés de ganho de peso. Nos fins de semana as pessoas têm mais tempo para sair e comer, mas isso não quer dizer que precisam continuar comendo muito nos outros dias.

Mesmo alguns exageros durante a semana não fazem mal, de acordo com os pesquisadores, mas para conseguir perder peso é importante notar esses ciclos do corpo durante a semana e tomar medidas para perder peso após o fim de semana, ao invés de continuar ganhando até o próximo.

Para quem não consegue fazer dietas rigorosas e ficar longe do chocolate, pode ser uma boa ideia se permitir comer algumas gostosuras no domingo, desde que haja controle nos dias de semana.

Você já notou essas variações de peso? Deixe sua opinião nos comentários! 

Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.