A incrível história de Nek Chand e seu Jardim da Rocha


Eis uma história incrível (e uma atração imperdível) que você pode ainda não conhecer: a do Jardim da Rocha de Chandigarh, Índia. O Jardim da Rocha é um parque de 40 hectares repleto de praças, cachoeiras e milhares de peças únicas feitas de materiais reciclados.

É uma visão realmente impressionante. Quem criou tudo isso – durante quatro décadas e mais anos em segredo – foi Nek Chand.

Em 1958, Nek Chand era inspetor rodoviário do Departamento de Obras Públicas, e estava fazendo jangadas e barcos a vela para navegação no recém-criado lago Sukhna. Porém, as autoridades logo colocaram barcos disponíveis para aluguel no local, e seu talento foi proibido.
Assim, Nek pode dedicar mais tempo de sua vida à sua paixão por rochas e pedras, e começou a juntá-las próximo a colina Shivalik e os rios Cho Sukhna, Rao Patiala e Ghaggar.
Na mesma época, o arquiteto suíço Le Corbusier foi convidado para projetar a cidade de Chandigarh, a primeira cidade planejada da Índia, e as pequenas aldeias em torno da área foram demolidas. Isso proporcionou a Nek Chand uma abundância de material que aumentou sua coleção de rochas.

Em 1965, depois de reunir uma impressionante coleção de resíduos das aldeias destruídas, Nek Chand começou a sonhar com uma criação própria. Ele havia criado uma cidade utópica de Chandigarh, e logo se perguntou se não poderia criar um mundo próprio.

Encontrou um desfiladeiro isolado, na floresta próxima à cidade, e decidiu que ali construiria seu reino mágico. No final de cada dia, Nek tinha medo que esse sonho lhe custasse o emprego, já que era um projeto ilegal.

Mas isso não o impediu de expandir o Jardim da Rocha. Fragmentos de vasos e garrafas quebrados e pedaços de tijolos e pedras naturais foram os principais ingredientes usados para criar esse mundo único, habitado por criaturas maravilhosas.

Eventualmente, Nek criou coragem para visitar M. N. Sharma, o arquiteto-chefe de Chandigarh. Não sem relutar, o arquiteto concordou em dar uma olhada no projeto de Nek. O correto para a situação seria demolir o parque, mas Sharma disse mais tarde que a admiração por aquele trabalho incrível e seu potencial criativo foi muito mais forte do que seu dever como arquiteto-chefe.

Sharma aconselhou Nek a continuar seu trabalho em segredo, até que ele pudesse convencer o mundo de que, apesar de ilegal e não autorizado, o Jardim da Rocha era uma obra que deveria ser preservada.

Demorou um ano para Sharma convencer as autoridades indianas, mas seus esforços foram recompensados. O Jardim ganhou o reconhecimento que merecia. Nek Chand recebeu autorização para ampliar seu projeto em mais 25 hectares, e o parque foi aberto ao público em 1976.

Nek trabalhou sob ameaça de prisão e demolição por 18 anos. A reciclagem era parte importante do projeto, e se tornou ainda mais depois que ele foi finalmente autorizado. Nek recolheu resíduos em hospitais, hotéis, restaurantes e continuou trabalhando no parque até poucos anos atrás.

Hoje, cerca de 5.000 pessoas de todos os cantos visitam o local a cada dia. Praticamente ele deixou de ser uma fantasia, um segredo não autorizado, para se tornar a segunda principal atração turística da Índia, depois do Taj Mahal. Se Nek acha que valeu a pena? Com certeza.








Comentários